DICAS DE VIAGENS

ALFANDEGA

  • Evite problemas no retorno da viagem

  • Antes de ir para o exterior, preste atenção nas leis alfandegarias para não ter problemas em seu retorno ao Brasil. Verifique o limite de valor das mercadorias que trará na bagagem e o que é permitido trazer.

    Lembre-se que as leis e restrições relativas à alfândega são válidas tanto para quem chega de avião quanto para fronteiras marítimas e terrestres, portanto, fique atento!

GASTRONOMIA

  •  Essa dica vale muito na hora de ir para qualquer lugar desconhecido: Tenha Cuidado com a sua alimentação durante uma viagem!

  • A curiosidade em conhecer a gastronomia local é normal, mas alguns aspectos devem ser observados para evitar contaminações. Um desses aspectos é a higiene do local: não coma nada na rua e escolha estabelecimentos que estejam limpos, se for preciso peça para conhecer a cozinha.
     

  • Lembre-se sempre de perguntar todos os ingredientes do prato, assim você evita indisposição e até mesmo reações alérgicas!

AUTORIZAÇÃO PARA MENORES

  • De acordo com o portal www.brasil.gov.br menores de idade podem viajar sozinhos ou desacompanhados de um dos pais ou responsáveis.

  • Para viagens nacionais, as crianças que viajam sozinhas devem apresentar autorização de viagem. Ela só pode ser dispensada se a criança estiver acompanhada por irmãos, avós e tios maiores de idade, desde que o parentesco seja comprovado com a certidão de nascimento.

CHEQUE A HORA PARA NÃO PERDER O TREM

  • Quanto mais desenvolvido o lugar, maior a pontualidade do sistema ferroviário. Em países como Índia, Tailândia e China, há boa probabilidade de atraso. Mas na Europa, os trens são extremamente pontuais, adotando horários quebrados e cumprindo-os à risca. Nem as condições climáticas impedem o compromisso. Por isso, é bom chegar à estação com vinte minutos de antecedência e não bobear durante as paradas nas estações - até porque, quando se perde o trem, não há devolução do valor da reserva, cobrada principalmente nas composições de alta velocidade.

REGRAS DE ETIQUETAS EM OUTROS PAÍSES E SUAS PECULIARIDADES.

  •  As culturas mundiais têm suas peculiaridades em termos de regras de etiqueta e é sempre louvável saber respeitar os costumes locais, evitando situações constrangedoras. Veja, a seguir, dicas de como se comportar em alguns países.

COMO PEDIR E DEGUSTAR VINHO NOS RESTAURANTES

  • O vinho é, com frequência, visto como uma bebida sofisticada tanto por causa do preço como pelo complexo modo de pedir e degustar vinho no restaurante. Pedir um vinho em um restaurante pode ser algo desconfortável, especialmente para pessoas que não possuem conhecimento suficiente ou mesmo pelo medo. Ocasiões de encontros ou mesmo reuniões de trabalho podem gerar ainda mais ansiedade no momento de pedir vinho.

EXTRAVIO DE BAGAGEM

  • Estar longe de casa e descobrir que a sua mala e seus pertences simplesmente se perderam pelo caminho ou foram violados é um dos pesadelos mais temidos de qualquer viajante.

NÃO ESQUEÇA DE UM ADAPTADOR DE TOMADAS E CARREGADORES DE ELETRÔNICOS

  • Comprar um carregador de celular, de notebook ou de bateria de câmera pode custar uma fortuna nos aeroportos ou pode fazer você perder tempo procurando (enquanto você poderia estar conhecendo a cidade). Antes de viajar, confira também os padrões de tomadas do destino e já leve tudo conforme a sua necessidade. De preferência, coloque esses itens na mala de mão.

DOCUMENTOS QUE PODEM SER REQUISITADOS NOS CONSULADOS.

  • Saiba quais documentos podem ser solicitados nos consulados brasileiros no exterior.

  • Prepare-se para não correr o risco de ter problemas com documentação na sua viagem.

TIRE TODOS OS VISTOS

  • Se precisar atravessar um país para chegar ao seu destino final, providencie o visto, mesmo que não pretenda ficar ali mais do que cinco minutos. Muita gente foi posta para fora do trem por falta do documento. Há outros cuidados importantes em uma viagem. Por exemplo: fazer reserva na alta temporada.

ETIQUETA NO RESTAURANTE JAPONÊS

  • A cultura japonesa é uma das mais conceituadas, populares e admiradas no mundo todo, e não é para menos: é fascinante, detalhista e influenciadora. Dessa forma, a cozinha japonesa preza pela harmonia dos elementos que compõem um prato e garante sensibilidade nos detalhes.

  • Mesmo com uma culinária mais moderna, a etiqueta no restaurante japonês ainda perdura – mesmo que em idas informais alguns erros possam ser ignorados. Contudo, um bom aprendizado vai evitar que você cometa deslizes – que no Japão seriam considerados imperdoáveis!

SINCRONIZE SEU SONO

  • Para não perder tempo estranhando o fuso horário ou sofrendo com jetlag, tente sincronizar suas horas de sono com o horário local imediatamente. A menos que você queira viver como um zumbi nos primeiros dias de viagem.

Rua Mostardeiro, 157 - Sl 907

Moinhos de Vento - 90430-001

dctur@dctur.com.br

Tel: (51) 3222-2144 // (51) 3395-4752

WhatsApp: (51) 99191-5702